Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 Gundam Advance


Rating: 2.8/5 (710 votos)




ONLINE
2






Total de visitas: 131573
Saiba mais sobre U.C.

 

A série Gundam começou com o Universal Century, mas outros universos paralelos foram criados conforme o número de títulos da série foi aumentando.

"Universal Century" ou UC

No futuro distante, o planeta Terra evolui para uma situação de superpopulação. Os continentes já não suportam mais as necessidades dos humanos, e a única solução é lançar a população excedente em colônias auto-suficientes pelo espaço. As colônias na verdade são naves cilíndricas gigantescas, movidas por energia solar e dotadas de atmosfera, solo e gravidade próprias para a subsistência dos humanos.

A colonização é restrita, num primeiro momento, à chamada "Esfera da Terra", que é uma linha imaginária traçada ao longo da órbita da Lua. As colônias são agrupadas em regiões chamadas de "Sides", inscritas no contorno da Esfera da Terra. Com o advento dessas colônias, um novo calendário foi criado, substituindo o "Anno Domini" (AD), chamado de "Universal Century" (UC)

Para gerenciar as colônias, forma-se um governo coletivo na Terra chamado apenas de "Federação", cuja organização é predominantemente militar. Tal qual na época das grandes navegações, as colônias são forçadas a fornecer recursos para o planeta, cuja população não pára de crescer.

Tal situação se manteve durante aproximadamente 50 anos. Entretanto, ocorre uma revolução nas colônias da região de Side 3, a mais longínqua do planeta. Um pensador idealista chamado Zeon Deikun reúne uma milícia armada e derruba o governo local da Federação. Zeon acreditava que, para que a humanidade pudesse viver no espaço, ela deveria evoluir, tal qual evoluiu para dominar o planeta Terra. Tal raça seria chamada "Newtype", e substituiria com o tempo os "Oldtypes". Os Newtypes seriam seres dotados de elevada percepção extra-sensorial, capazes de compreender pessoas e máquinas com apenas um simples olhar. Mas, para que a humanidade evoluísse, ela precisaria abandonar seu laço com o planeta Terra definitivamente e migrar para o espaço. Eis aí o motivo da revolução de Zeon.

Logo depois da revolução, em UC 0058, Zeon Deikun funda a "República de Zeon". A organização democrática se mantém até UC 0069, quando Deikun morre. Logo após, seu braço direito Degwin Zabi reorganiza as colônias de Side 3 sob o nome de "Principado de Zeon", declarando-se regente e príncipe absoluto, e, juntamente com seus quatro filhos, declara uma guerra de independência às forças de defesa da Federação, no ano de UC 0079. No primeiro mês de batalha, cada lado do embate perde metade de suas respectivas populações (aproximadamente 3 bilhões de pessoas mortas), sendo que Zeon tinha apenas 1/30 do poder bélico da Federação. Houve então um impasse na guerra logo depois que Zeon arremeteu uma das colônias contra a superfície do planeta. O impasse durou cerca de oito meses.

O motivo para a rápida expansão de Zeon, além de uma ideologia forte, era o uso de "Mobile Suits" ou, numa tradução aproximada, "Vestes de Batalha", verdadeiros robôs gigantes com poderio bélico assustador, verdadeiros tanques de formato humanóide. O uso das Mobile Suits ficou obrigatório devido a um outro artefato de guerra, as "Partículas Minovsky", que são partículas que, quando organizadas em forma de nuvem ao redor das espaçonaves, tornam-nas completamente imperceptíveis aos radares, impedindo o uso de sistemas automáticos de mira e forçando o combate corpo-a-corpo e o emprego de humanos em canhões e lançadores de mísseis.

Como Zeon possuía menor tamanho e um governo mais coeso, arquitetou o uso das Mobile Suits, e rapidamente passou a levar a vantagem sobre o governo disperso e tecnologicamente inferior da Federação.

Então, no ano de UC 0079, passados oito meses de impasse na guerra após a queda da colônia na superfície, a Federação organiza um contra-ataque através do uso de Mobile Suits de sua produção. Por trás do projeto da Mobile Suit está o engenheiro Tem Ray, que é um egresso do planeta Terra, habitante de uma das colônias da região de Side 7. Ray deixou o planeta em companhia de seu filho Amuro, que em 0079 possui 15 anos. Amuro é um "expert" em máquinas e computadores, e grande parte do seu talento é simplesmente de natureza intuitiva. Tem Ray denominou o protótipo de Mobile Suit desenvolvido em Side 7 de "Gundam". No momento em que o protótipo fica pronto, o quartel-general das forças da federação, "Jaburo", localizado na América do Sul, envia a nave "White Base", que também é um protótipo, para resgatar o Gundam e levá-lo para o já mencionado QG.

Entretanto, a Federação é seguida de perto por um herói de Zeon, o impetuoso Char Aznable, o "Cometa Vermelho", que na ocasião já estava numa nave, bem próximo a Side 7. Para descobrir a natureza da Mobile Suit produzida pelo inimigo, Char envia três espiões em "Zakus", Mobile Suits de Zeon, para dentro da colônia, numa missão de reconhecimento.

Uma vez dentro da colônia, um dos espiões decide atacar a base local da Federação, desobedecendo a Char, e começa uma carnificina, pois Side 7 não estava preparada para um confronto interno. As cercanias da base são evacuadas, e nesse meio tempo, Amuro Ray é retirado de sua casa praticamente à força pela jovem Fraw Bow, sua amiga. Ao ver que Zakus estavam atacando a colônia, Amuro deixa o abrigo no qual estava a população civil e corre para o confronto, deduzindo que o ataque era decorrente do projeto do seu pai, o Gundam.

Ao chegar ao local do combate, Amuro é informado pelo seu pai que todos os civis seriam deslocados para a nave White Base, e que ele também deveria ir. Tem Ray parte então num jipe, deixando Amuro a mercê do ataque dos Zakus. Enquanto escapa, Amuro depara-se com o Gundam deitado ao seu lado num caminhão de transporte, e é interrompido novamente por Fraw Bow, que fugia junto para a nave com os outros civis. Nesse instante um dos Zakus dispara e acerta os refugiados, matando a família de Fraw instantaneamente. Ao mesmo tempo, a explosão arremessa o manual de instruções do Gundam na cabeça de Amuro, que tomado pelo desespero de Fraw, resolve pilotar o Mobile Suit. Usando o manual de instruções e sua intuição nata, Amuro derrota dois Zakus. A explosão de um deles, entretanto, abre uma fenda na colônia, e o jipe do pai de Amuro é tragado para o espaço, sem que ele saiba. O terceiro piloto consegue fugir da devastação para contar a Char sobre o poder do Mobile Suit da Federação.

Amuro passa a ajudar no resgate de civis até a White Base, mas Char ataca pesadamente, e quando a nave consegue sair da colônia, está arrebatada de uma tripulação de jovens civis, pois todos os militares e homens adultos foram feridos ou mortos no combate. Seguidos de perto por Char, a nave White Base, comandada pelo Alferes Bright Noa, enfrentando batalha após batalha, segue até o entreposto de Luna II, onde eles são informados que a tripulação provisória formada de amadores e jovens civis deve seguir até Jaburo, na Terra, onde devem entregar o Gundam para a Federação, sem nenhuma ajuda. Os civis são oficializados nos seus postos, e Amuro torna-se definitivamente o piloto do Gundam. Começa então a viagem desesperada da White Base, sozinha contra a família Zabi de Zeon, através da Terra e do espaço, numa batalha que pode mudar o rumo da guerra.

Esta é a trama da primeira série Gundam produzida em 1979. Abaixo se encontram a linha do tempo desta e das outras series do calendario UC.

Linha do Tempo:

UC 0079 – Gundam / Gundam: The 08th MS Team / Gundam MS IGLOO

UC 0080 – Gundam 0080: A War in Pocket

UC 0083 – Gundam 0083: Stardust Memory

UC 0087 – Zeta Gundam

UC 0088 – Gundam ZZ

UC 0093 – Char's CounterAttack

UC 0096 – Gundam Unicorn

UC 0122 – Gundam F91

UC 0153 – Victory Gundam

UC 0223 – G-Saviour

UC 0079 - Zeon declara sua independência da Federação e inicia uma guerra que se espalha por todos os continentes da Terra, envolvendo também as demais colônias espaciais e lunares, iniciando assim a Guerra de Um Ano.

Esta guerra começou com o uso de armas de destruição em massa, como armas nucleares e biológicas e químicas, e até mesmo lançando colônias e asteróides em direção à Terra, matando quase 25% da humaninade. Assim, foi feito o Antarctic Treaty , acordo feito entre Zeon e a Federação para evitar o uso desse tipo de arma. Zeon passa a atacar territórios da Federação com sua mais nova arma, o Mobile Suit MS-05B Zaku I. A Federação reage criando os protótipos RX-78-2 Gundam,RX-75-4 Guntank e RX-77 Guncannon. Mais tarde foi criado o RGM-79 GM, unidade de produção em massa baseado no Gundam, aumentando o poder ofensivo da Federação sobre as forças de Zeon.

UC 0080 – Perto do final da Guerra de Um Ano, as Inteligências de Zeon descobrem um Gundam em fase de testes escondido numa base da Federação no Ártico. Pilotos de MS de Elite de Zeon são convocados para destruir o protótipo, porém a missão fracassa com o lançamento do Gundam para a colônia Side 6. Forças de Zeon invadem a colônia neutra Side 6 numa operação secreta para destruí-lo, porém fracassam. Agora Zeon ameaça atacar Side 6 com mísseis nucleares como punição pela perda de seus homens, a menos que um de seus homens remanescentes envolvidos na missão consiga destruir o Gundam.

UC 0083 - as forças de Zeon estão enfraquecidas, mas o Major Anavel Gato, integrante da facção leal a Zeon Delaz Fleet, rouba o RX-78GP02A Gundam "Physalis", que possui armamento nuclear, com o propósito de usá-lo na Operação Stardust (Hoshi no Kuzu Sakussen, em japonês), com o objetivo de recuperar o poder de Zeon. A nave de batalha Albion é designada para recuperar o protótipo roubado com o auxílio do protótipo remanescente RX-78GP01 Gundam "Zephyranthes", pilotado por Kou Uraki. Criação dos Titans pela Federação.

UC 0087 - uma nova guerra acontece, agora para decidir o futuro das colônias e da Terra, a Gryps War.

Nesta guerra temos quatro participantes:as forças rebeldes AEUG (pronuncia-se "iugo" - Anti-Earth Union GroupAnti-Earth United Government), formada por civis de Zeon e da Federação insatisfeitos com os abusos dos Titans, lutam contra a Federação, controlada agora pelos Titans. Os Titans são uma divisão de elite radical da antiga Federação, criada para acabar com os últimos focos de resitência leais a Zeon, utilizando porém métodos brutais para alcançar seus objetivos, tornando-se nada mais do que tiranos querendo ter o controle sobre tudo. Axis é uma facção remanescente do Império Zeon que possui o último membro da família real de Zeon, Minerva, porém como ainda não alcançou a maioridade, Haman Khan é a líder regente. Haman Khan no começo está do lado dos Titans, mas mais tarde alia-se a AEUG, com o propósito de desestabilizar os dois lados e vencer a guerra para restabelecer o Principado de Zeon.

UC 0088 – Fim da guerra e a derrota dos Titans. Axis tenta recuperar seus poderes, e a República de Zeon se torna Neo Zeon, que passa a atacar a AEUG.

UC 0093 – Char, desaparecido desde o fim da Grips War, retorna reerguendo Neo Zeon, e inicia uma guerra com o intuito de tornar a Terra um planeta inabitável e forçar a humanidade a viver no espaço, com o propósito de evoluí-los para Newtypes.

UC 0122 – As disputas políticas acabaram e começa a conquista do espaço e de planetas habitáveis.

UC 0152 - O Império Zanscare (antigo Side 2) ataca a já enfraquecida Federação com o intuito de tomar o poder da Terra. Apenas as forças rebeldes League Militaire se opoem a Zanscare, com a sua arma secreta, a unidade de produção em massa V Gundam.